Halloween e suas curiosas lendas!
No Brasil ele é conhecido como Dia das Bruxas e embora seja festejado há pouco tempo, a cada ano mais pessoas se juntam às brincadeiras típicas do tradicional 31 de outubro. Mas afinal, como tudo começou? A festa fez da data feriado nos Estados Unidos, mas acreditem o país não é o responsável por sua existência no calendário de diversos países mundo afora. Várias lendas são contadas em referência ao tema e a inFlux selecionou as mais conhecidas, vejam só!
Uma das lendas mais difundidas diz que o Halloween surgiu para espantar fantasmas! Dá para acreditar? Na antiguidade, os povos celtas acreditavam que os espíritos das pessoas que morriam durante o ano, voltavam na noite do dia 31 para assombrar quem estava por aqui. No período eles também comemoravam o festival de Samhaim, em agradecimento às boas colheitas. Para fugir dessas almas penadas, eles apagavam o fogo das suas casas e se vestiam de modo a assustar esses espíritos.
Das histórias um pouco mais recentes, conta-se que o Halloween que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800, na Irlanda. Alguns rituais eram realizados em comemoração a Samhaim, celebrando o fim da colheita, com grandes fogueiras para queima do joio e para espantar as almas perdidas e a bruxaria. Outros rituais, também envolvendo a colheita, permitia a adivinhação de futuro profissional e matrimonial das pessoas. As crianças costumavam ir de casa em casa, fazendo oração pelos mortos em troca de bolos de boa sorte.
Mas como essas tradições migraram para os EUA? Por volta de 1845, milhões de irlandeses migraram para a América, levando suas tradições. E então a tradicional comemoração das colheitas, já celebrada em território americano foi ganhando mais itens culturais. A abóbora, por exemplo, passou a simbolizar o período e surgiu a tradição moderna de “doces ou travessuras”.
Mesmo com o passar dos anos, boa parte dessas tradições, de uma forma ou de outra, refletem ainda nos dias de hoje. Nos EUA, principalmente, as crianças saem de porta em porta pedindo doces ou prometendo travessuras, caso não recebam as guloseimas. Tanto em solo americano, que tem a data como o maior feriado não cristão, quanto no Brasil, a festa é celebrada com fantasias e adereços que fazem alusão às bruxas e criaturas aterrorizantes.
E pra você? Doces ou travessuras? Happy Halloween!